Carisma

"SER um coração misericordioso, o próprio Cristo, para todos que vivem nas trevas."

Novas comunidades

Na Igreja existem associações, distintas dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, nas quais os fiéis quer clérigos quer leigos, quer em conjunto clérigos e leigos, em comum se esforçam por fomentar uma vida mais perfeita, por promover o culto público ou a doutrina cristã, ou outras obras de apostolado, a saber, o trabalho de evangelização, o exercício de obras de piedade ou de caridade, e por informar a ordem temporal com o espírito cristã (Cân. 298)

João Paulo II define as novas comunidades como “uma resposta providencial, suscitada pelo Espírito Santo para estes dramáticos desafios atuais.” e em 1995 ele escreve o documento Evangelho da Vida com o seguinte apelo: “A Igreja sente-se chamada a anunciar aos homens de todos os tempos este «evangelho», fonte de esperança invencível e de alegria verdadeira para cada época da história. O Evangelho do amor de Deus pelo homem, o Evangelho da dignidade da pessoa e o Evangelho da vida são um único e indivisível Evangelho.

Nesse mesmo ano após uma experiência no Retiro de Carnaval Rio de Água Viva, Martins Cipriano torna-se coordenador do grupo de oração Cor Iesu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Méier, local onde se inicia a bela história da Comunidade Católica Maranathá.

Missão

Deus não cria uma Comunidade em vista dela mesma mas, em vista da missão que tem a cumprir.

Nossa missão é evangelizar e restaurar vidas para Deus! Somos chamados a SER: Pregando o Evangelho com a vida, sendo testemunhas da misericórdia a toda criatura, visto que “a misericórdia é o coração pulsante do Evangelho” (Gaudete et exsultate,97), levando o amor misericordioso do Pai para resgatar os que estão nas trevas do pecado, fazendo com que todos reconheçam sua dignidade de filho amado de Deus, pois “a comunidade missionária vive um desejo inexaurível de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e a sua força difusiva”  (Evangelii Gaudium, 24).

Carisma

O carisma é um dom particular de Deus, uma graça única! É a identidade própria que a Comunidade adquire.Nosso carisma é SER um coração misericordioso, o próprio Cristo, para todos que vivem nas trevas.

Uma nova comunidade autêntica é chamada a viver um aspecto da vida de Cristo que está contida em seu Evangelho. Nosso mistério cristológico se baseia na palavra fundante Mc 16,12-18:

“Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram. Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

O Senhor censura a nossa incredulidade e dureza do nosso coração e após uma experiência com Ele que é o rosto da misericórdia do Pai, recebemos um envio: IDE por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Nossa forma de “evangelizar é em primeiro lugar, dar testemunho, de maneira simples e direta” (Evangelli nuntiandi, 26) como nos ensina nossos baluartes São Francisco de Assis: Pregue o Evangelho, se necessário use palavras e Santa Teresa de Calcutá que fez da sua vida uma vivência radical e uma proclamação audaciosa do Evangelho, pois “o testemunho de uma vida autenticamente cristã, entregue nas mãos de Deus, numa comunhão que nada deverá interromper, e dedicada ao próximo com um zelo sem limites, é o primeiro meio de evangelização.” (Evangelli nuntiandi, 41). Fomos «misericordiados» e, consequentemente, feitos instrumentos da misericórdia.

Fundador

É aquele no qual o Espírito Santo confiou um novo Carisma para sua Igreja. José Martins Cipriano, fundador, nascido em 02/11/1947 e sua esposa Marina Pereira Cipriano, co-fundadora, nascida em 02/11/1955, ambos de Castelo em Espirito Santo. Casaram no dia 15 de janeiro de 1977 e como fruto dessa união duas filhas de sangue: Alessandra e Michelle Cipriano e centenas de filhos espirituais através do Carisma Maranathá.

Baluartes

Temos em São Francisco de Assis e Santa Teresa de Calcutá nossos mestres espirituais que nos auxiliam na vivência do Carisma.

Usuario MaranathaCarisma